Visto de Estudante em Portugal

Compartilhe este post

Updated on novembro 19th, 2023

Visto de Estudante em Portugal

Agora ficou mais fácil você conseguir o seu visto de estudante em Portugal.

O país tem se destacado nos últimos anos por estar mais aberto ainda ao recebimento de estrangeiros.

Esta receptividade está acontecendo devido aos incentivos para aquecer a economia, o que é ótimo, especialmente para brasileiros que já estão familiarizados com a língua e cultura portuguesas, tornando o período de adaptação mais fácil e a experiência mais rica.

Pontos de Destaque

  • Acesso facilitado, especialmente para brasileiros, devido à familiaridade linguística e cultural.
  • Requisito principal: aceitação ou aprovação em instituição de ensino superior ou curso profissionalizante em Portugal.
  • Documentos essenciais: carta de aceitação ou prova de matrícula e comprovação de meios financeiros.
  • Possibilidade de exercer atividade profissional e inscrição no IEFP.
  • Autorização de residência para estudantes de Ensino Superior normalmente é válida por dois anos, renovável pelo mesmo período.

Por que Estudar em Portugal?

Aqueles que voltam para casa depois de um período de estudos por aqui melhoram seu currículo e ganham pontos adicionais quando competem por vagas de emprego.

O visto de estudante em Portugal é o documento que garante seus estudos no país, seja no ensino fundamental, no ensino médio ou nas excelentes faculdades portuguesas.

Alterações na Lei de Estrangeiros

O governo de Portugal tornou este tipo de visto mais flexível com as alterações na Lei que é conhecida como a Lei de Estrangeiros em Portugal.

O principal requisito é ter sido aceito ou aprovado em uma instituição de ensino superior ou em um curso de formação profissional em Portugal.

O documento que pode provar isso, a carta de aceitação ou prova de matrícula, é essencial para solicitar o visto.

Também é necessário demonstrar que você tem meios financeiros suficientes para se sustentar.

Os titulares destes vistos agora podem:

1. exercer atividade profissional, subordinada ou independente, complementarmente à atividade que deu origem ao visto;
2. inscrever-se no IEFP.

Lembre que cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal para fazer turismo e negócios, desde que por um período de 90 dias.

Este prazo pode ser prorrogado em Portugal mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, não podendo a prorrogação ultrapassar mais 90 dias.

Para qualquer outra situação é exigido visto aos cidadãos brasileiros.

A autorização de residência concedida a estudantes de Ensino Superior tem validade de dois anos, e pode ser renovada pelo mesmo período de tempo.

Os seus familiares que morem com você aqui também terão sua entrada permitida.

Quando o visto for emitido, os números de identificação fiscal, de segurança social e do serviço nacional de saúde serão automaticamente atribuídos.

No Brasil você vai solicitar o visto de estudante e depois, já em Portugal, você vai solicitar a autorização de residência, para que possa permanecer estudando em terras portuguesas.

O pedido de visto deve ser encaminhado para a VFS Global, um Centro de Solicitação de Vistos responsável pelo processamento dos documentos.

Visto de Estudos em Portugal

Se você levar em consideração todas essas informações e consultar um advogado da área não terá nenhum problema para obter o seu sonhado visto de estudos.

Quando se trata de solicitar um visto para Portugal, é aconselhável procurar por empresas especializadas que podem te auxiliar nos trâmites burocráticos.

Essas empresas avaliarão sua situação específica e indicarão qual o tipo de visto mais apropriado, além de verificarem se os documentos estão de acordo com as exigências das autoridades portuguesas.

Após a apresentação dos documentos, é marcada uma entrevista no consulado para aplicar o visto no passaporte.

Depois disso, é necessário providenciar os documentos requeridos pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), o SEF agora virou AIMA, para obtenção da autorização de residência e eventual reunião familiar.

Conclusão

Contratar um serviço especializado garante uma orientação correta desde o início do processo, incluindo a verificação dos documentos necessários, montagem do processo de solicitação do visto e finalização do procedimento com a autorização de residência em Portugal.

Lembramos que o presente artigo não substitui uma consulta jurídica com um advogado habilitado e caso tenha dúvidas sobre os procedimentos busque sempre um profissional especializado para auxiliá-lo nos trâmites relativos ao requerimento de um visto.

Saiba qual é o visto para Portugal mais adequado para você e se você quiser saber sobre nossos serviços de global mobility em Portugal clique no botão abaixo pois os nossos advogados em Portugal querem te mostrar uma oportunidade.

visto de estudante em portugal, visto de estudo em portugal, estudar em portugal

Outros artigos